Regulamentação IMO 2020

O que você precisa saber sobre a regulamentação IMO 2020 com baixo teor de enxofre?


O novo Regulamento da Organização Marítima Internacional com baixo teor de enxofre entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2020 e exigirá que todas as companhias de navegação reduzam suas emissões de enxofre. Este novo regulamento visa reduzir o impacto ambiental da indústria e melhorar significativamente a qualidade do ar.


Por essa razaão razão, os armadores estão se adaptando da seguinte forma para atender as premissas: a) óleos combustíveis com um teor de enxofre igual ou inferior a 0,5 por cento m / m; b) um meio equivalente aprovado de conformidade, como sistemas de limpeza de gases de escapamento (EGCS); c) Alternativas de óleo não combustível, como a mudança para gás natural liquefeito (GNL) como combustível.


Prevê-se que, pelo menos inicialmente, a maioria dos navios utilize novas misturas de óleo combustível que atendam ao limite de 0,5% de enxofre no óleo combustível ou no gás marinho ou óleo diesel compatível.


Os estados portuários devem fazer cumprir as disposições da MARPOL monitorando as embarcações em suas águas territoriais, relatando não conformidade com o estado de bandeira relevante, garantindo que haja combustível adequado com baixo teor de enxofre disponível em sua jurisdição e fornecendo instalações em terra para recebimento e remoção de resíduos de lavagem. Devem fazer uso de sensoriamento remoto e dispositivos portáteis. Se houver “motivos claros” para realizar uma inspeção mais detalhada, o estado do porto poderá realizar análises de amostras e outras inspeções detalhadas para verificar a conformidade com os Regulamentos.


A iniciativa IMO 2020 reduzirá as emissões de óxido de enxofre do transporte marítimo em até 80% ou mais. Infelizmente por enquanto, essa iniciativa causa um encargo financeiro adicional para o custo logístico.


De que forma isso irá afetar os fretes internacionais e seus respectivos custos?


Os armadores irão inserir uma Taxa de Combustível Ambiental (Environmental Fuel Fee (EFF)) a partir de 1 de dezembro de 2019 para cobrir o aumento de custos relacionados com o combustível associados à implementação do regulamento IMO 2020.


As tarifas da EFF foram calculadas usando a diferença de preço entre combustível com alto teor de enxofre e combustível com baixo teor de enxofre e, serão revistas mensalmente e somente ajustado se o preço do combustível com baixo teor de enxofre tiver mudado em US $ 50 por tonelada.


Não hesite em entrar em contato com a One Way se você tiver alguma dúvida sobre o IMO 2020.


Fonte: http://www.imo.org/